Encontre seu lubrificante

3 DICAS PARA SISTEMAS ANTICONGELANTES

Saiba mais

pizzanilubrificantes.com.br/

DICA 1: LIMPEZA DO SISTEMA

A primeira dica está associada a limpeza do sistema de pré-abastecimento. É muito comum encontrarmos contaminação nos tanques e tubulações dos sistemas indiretos, onde são utilizados os anticongelantes. Essas contaminações podem gerar a diminuição da eficiência de troca térmica no seu sistema, diminuindo assim, a performance geral do seu anticongelante em si.

Essas contaminações podem ser provenientes tanto do processo de oxidação, ou seja, aquela geração de ferrugem que ocorrer na tubulação ou nas conexões, como também, podem ser provenientes de agentes biológicos a formação de bactérias ou formação de fungos. Em ambos os casos, a limpeza prévia é extremamente útil e vantajosa para eliminar qualquer tipo de problema futuro.

Existem materiais específicos para esse tipo de limpeza e você pode consultar o nosso time de especialistas, que vamos te indicar a melhor opção para o seu caso em específico.

DICA 2: UTILIZAÇÃO DE UMA ANTICONGELANTE COM COLORAÇÃO DIFERENCIADA

Este é um tópico muito importante, pois pode permitir uma rápida identificação de qualquer vazamento no seu sistema. Vale lembrar que essas tubulações são resfriadas, então a própria condensação da umidade atmosférica pode ser confundida com vazamento.

Quando se tem um fluido que já é colorido, pode-se identificar rapidamente o que é condensação e o que é vazamento, no entanto, um ponto que merece destaque é que, se o ativar posteriormente, ou seja, adicionar um corante a sua solução, ela pode não ser compatível, criando assim precipitações e cristalizações no seu sistema, que diminui a performance podendo até mesmo entupir a sua tubulação. Por exemplo, a linha das nossas soluções anticongelantes, Antifrogen L e Antifrogen N, já vem com a coloração desde a sua etapa de formulação, garantindo que esse aditivo não irá se precipitar ou se cristalizar no seu sistema.

DICA 3: A IMPORTÂNCIA DO PACOTE DE INIBIÇÃO CONTRA CORROSÃO

Tanto as soluções anticongelantes baseadas em etanol e água, como aquelas baseadas na utilização de glicóis, como monopropilenoglicol e monoetilenoglicol, precisam ser aditivadas contra o processo de oxidação.

Como já foi mencionado acima, a linha Antifrogen já possui um moderno pacote de inibição contra a corrosão, garantindo uma performance elevada durante muitos anos de utilização, no entanto, algumas empresas optam por utilizar o sistema anticongelante baseado na solução de etanol e água. Nestes casos, é essencial a utilização de um moderno pacote de inibição contra corrosão, pois, tanto a água como etanol são agentes altamente oxidativos para o sistema.

CONCLUSÃO

Se é o seu caso e deseja garantir essa proteção contra oxidação, FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS, que vamos indicar o melhor produto para sua aplicação!

O mais importante é não deixar de utilizar um pacote de inibição contra a corrosão, seja a sua solução baseada em glicol ou em etanol e água, pois, trata-se de um sistema de suma importância para o processo de refrigeração, grandioso e complexo que pode gerar muitos custos desnecessários para a sua manutenção.

Por fim, gostaria de dizer muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo. Convido você para se inscrever no nosso Canal no YouTube e desbravar o mundo da lubrificação de forma interativa e prática. Nos vemos em breve, até!