Saiba mais
Atualmente na indústria vemos que existe um grande movimento e preocupação com a Lubrificação, algo que no passado não era tratado de forma mais adequada.
Com o avanço da tecnologia dos equipamentos vem junto novas e específicas necessidades, sendo assim, cada vez mais as empresas buscam ter um melhor controle da lubrificação, por meio de treinamentos, certificações, rotas de lubrificação entre outros.
Mesmo assim, ainda existem diversas situações em empresas que são muito comuns, que poderiam e devem ser diferentes.
VAMOS APRESENTAR AGORA OS CASOS MAIS CLÁSSICOS...
1 - Mistura de lubrificantes
Nem todos os lubrificantes são miscíveis, a mistura de produtos deve ser muito bem verificada, mesmo quando as bases são miscíveis, os diferentes aditivos podem não interagir bem ocasionando, por exemplo:
- Formação de duas fases, especialmente em óleos;
- Diminuição da proteção contra oxidação;
- Perda de adesividade;
- Período de lubrificação alterado devido a perda de performance.
2 - Quantidade dos lubrificantes
Atualmente ainda é dada pouca ou nenhuma importância a quantidade de lubrificante ideal para cada aplicação, e isto é muito mais verificado quanto ao uso de graxas.
Que situações temos com o descontrole da quantidade do lubrificante? Vejamos abaixo algumas:
- Excesso de graxa, gerando problemas diversos como:
Aquecimento do rolamento ou mancal, gerando desgaste prematuro;
Desperdício e aumento de gastos com lubrificantes.
- Falta de graxa:
Aquecimento do rolamento ou mancal, gerando desgaste prematuro;
Economia “porca” com gastos de lubrificantes.
3 - Uso de lubrificantes inadequados
Por diversas vezes é possível verificar nas manutenções o uso de produtos totalmente inadequados para algumas aplicações, como por exemplo:
Padronizei o óleo SAE 30 em todos meus redutores. Esta prática ainda existe nas manutenções e lamentavelmente é um erro de grande amplitude. A viscosidade ideal de um redutor é estabelecida por meio de diversos parâmetros, os quais o fabricante do redutor detém, e assim indica a viscosidade ideal para que o redutor trabalhe bem lubrificado e com a possibilidade de entregar sua melhor performance como elemento de máquina. O uso de viscosidades erradas, faz com que ocorra aquecimento e desgastes prematuros dos componentes, vazamentos, desperdício de lubrificante, contaminação de solo, sem falar em parada de máquina e perda de produtividade.
4 - Armazenamento em local inapropriado e manuseio
A falta de cuidado com o armazenamento dos lubrificantes pode acarretar perdas grandes de lubrificante e consequentemente quebras de equipamentos e paradas de produção, vejamos:
- TAMBORES
Armazenando tambores em locais abertos, na posição vertical, ocorrerá acúmulo de água proveniente da chuva, e com a dilatação normal do tambor metálico que está exposto ao ambiente, a água vai ser sugada para o interior do tambor, contaminando o lubrificante.
- COM RELAÇÃO A GRAXAS
Devemos sempre ter o cuidado de manter o conteúdo o mais homogêneo possível, aqueles “buracos” ocasionados pela retirada da graxa de seu recipiente, devem ser corrigidos para evitar que o óleo base da graxa se separe mais rapidamente, dando uma falsa impressão de que a graxa “envelheceu” ou “estragou”.
5 - Limpeza
- Sempre realize uma limpeza nos elementos que forem ser lubrificados, desta forma você ajuda na manutenção e avaliação dos mesmos em relação a folgas e desgastes.
- Use solventes de alta evaporação como, thinner e solventes naftenicos.
- Jamais use diesel ou gasolina, além de serem gordurosos, deixam resíduos que interferem no desempenho do lubrificante e são agressivos ao meio ambiente.
CONCLUSÃO
Apesar de simples, tem muita empresa que passa por apuros, as 5 situações que listamos aqui são mais comuns do que se pensa! E os prejuízos que elas trazem consigo também.
A atenção aos detalhes e as boas práticas em relação ao seu comprometimento com a lubrificação de sua empresa, de seus equipamentos, são alguns dos fatores determinantes para que você tenha o controle sobre situações adversas, ou a no mínimo evitar muita dor de cabeça e problemas futuros!
Esperamos que este material seja o gatilho para que você busque ter cada vez mais controle, conhecimento e domínio sobre a lubrificação de seus equipamentos.
Como dito no início, existem diversas situações comuns que poderiam, e agora PODEM ser diferentes.
Problemas e desafios sempre irão existir, mas estar devidamente preparado para a adversidade, é o que decidirá o seu sucesso ou o seu fracasso!
POR UMA MANUTENÇÃO SEM CAOS
Atendimento especial e a certeza de um ótimo negócio para sua empresa!
Tendo como missão ser referência em soluções de lubrificantes especiais, por meio de uma cultura enraizada de desenvolvimento de mercado, com parcerias reconhecidas mundialmente, para as mais diversas aplicações e segmentos de mercado, a Pizzani Lubrificantes oferece aos seus clientes produtos com a melhor relação custobenefício, atendendo em todo o território nacional.
Ficou com dúvidas? FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS!
Por fim, gostaria de dizer muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo. Convido você para se inscrever no nosso Canal no YouTube e desbravar o mundo da lubrificação de forma interativa e prática. Nos vemos em breve, até!