12 3903-9500

Como fazer a lubrificação do spider no britador primário?

Saiba mais

Como fazer a lubrificação do spider no britador primário?

Alguns clientes do mercado de mineração possuem em seu processo britadores para auxiliarem na moagem da matéria prima extraída.Um equipamento extremamente importante é o britador primário, encontrado em diversos modelos, mas todos eles com pontos sensíveis na lubrificação. Mas então, como fazer a lubrificação do spider no britador primário?

Nesteartigo, vamos falar do britador tipo “giratório” ou “cônico”, para o qual ascondições críticas estão especialmente relacionadas à lubrificação do conjunto naregião superior do equipamento, que é composto por três partes. São elas:

  1. Bucha Superior (Spider);
  2. Bucha Inferior;
  3. Prato de Elevação.

BUCHA SUPERIOR – SPIDER

A Bucha Superior, conhecida como “Spider”, é submetida a elevadascargas. Inicialmente, para sua lubrificação, alguns fabricantes recomendam ouso do óleo ISO VG 460.

Algunsclientes modificam este sistema para a utilização de graxas lubrificantes, maspara isso devemos adaptar uma bomba que é operada manualmente. Nesta alteração,é bastante comum a utilização de graxas multiuso EP 220.

Essesistema de lubrificação utiliza uma quantidade de 8-10 Kg/dia, de acordo cominformações dos técnicos do pessoal da manutenção.

Como fazer a lubrificação do spider no britador primário?

Esquematização do Britador Primário

Como fazer a lubrificação do spider no britador primário?

Como citado acima, o sistema de lubrificaçãodo britador primário é dividido em três partes: bucha aranha, eixo e prato. Oproblema existe na bucha aranha, onde recomenda-se uso de óleo ISO VG 460.

Porém, alguns clientes, pela dificuldade daaplicação desta viscosidade, optam por usar óleo VG 150, principalmente noinício da operação, como forma de amaciamento. Este óleo ocasiona, normalmente,uma elevação na temperatura, devido à sua baixa viscosidade e consequentemente aum atrito maior entre as superfícies. Além do atrito, quando aquecido, o óleoperde viscosidade e tende a vazar pelos selos e juntas.

Nestes casos, há uma perda de produto e umtravamento no equipamento por falta de lubrificante. Para tentar minimizar oproblema, muitos fazem aplicação de graxa de consistência 2, que leva àobstrução dos canais de lubrificação.

Periodicamente,na manutenção desses equipamentos, vemos que a graxa apresenta um aspectoenvelhecido. Isto acontece porque o aditivo de extrema pressão do lubrificanteé ativado em temperaturas de aproximadamente 60˚C, enquanto o equipamentogeralmente funciona a 40º. A graxa perde suas características originais antesdo previsto, pois os aditivos EP não estão sendo utilizados.

DanosCausados pelo Uso de Graxa Comum

As imagens abaixo mostram a ponta do eixo principal danificada emalgumas partes, problema ocorrido pelo choque entre metal/metal (Bucha + Eixo).Isso ocorre por dois motivos:

– não há filme lubrificante suficiente paraimpedir o atrito entre ambas as partes.

– As pedras extraídas da mina vêm em tamanhosmuito grandes, exigindo muito do britador primário.

Como fazer a lubrificação do spider no britador primário?

Comparativo entreos lubrificantes para britador primário

Para esta aplicação, a PIZZANI LUBRIFICANTES possui produtosexcelentes. Podemos citar a ULTRAPLEX CS. É uma graxa de Sulfonato deCálcio, com excelentes propriedades físico-químicas. Abaixo um comparativo

Como fazer a lubrificação do spider no britador primário?

Compatibilidades dos lubrificantes

Quando trabalhamos com Lubrificantes, devemos ter o cuidado de verificar as compatibilidades dos mesmos. Graxa em específico, possuem espessantes que podem ser incompatíveis entre sim.

Como fazer a lubrificação do spider no britador primário? Se você estiver em dúvida, assuma que as duas graxas são incompatíveis.

A tabelamostra principalmente as compatibilidades dos espessantes utilizados na fabricaçãodas graxas.

No caso daULTRAPLEX CS (Espessante Sulfonato de Cálcio) x CONCORRENTE (Sabão deLítio), são compatíveis. Por este motivo, podemos utilizar sem problemas para oequipamento. Porém, o ideal é sempre promover a limpeza total.

Conclusão:

Com a utilização da ULTRAPLEX CS, o conjunto Bucha-Eixo terá uma proteção maior em relação ao impacto causado pelas pedras. Não haverá vazamento e consequentemente perda de filme e aumento de temperatura. Um consumo menor de lubrificante ocorrerá, pois, a ULTRAPLEX CS é mais adesiva e resistente à contaminação externa. Por fim, com a substituição do óleo pela graxa de alta performance, o cliente poderá ter ganhos mensuráreis (financeiros por exemplo) e até imensuráveis (segurança do operador).

Lubrificação do spider no britador primário? Esperamos ter adicionado mais conhecimento a todos vocês.

Dúvidas? Entre em contato conosco emhttps://pizzanilubrificantes.com.br/fale-conosco/

Já conhece nosso perfil no Linkedin?https://www.linkedin.com/company/pizzanilubrificantes/

#WeMoveTheFuture