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Efeitos de aditivos lubrificantes EP´s

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Efeitos de aditivos lubrificantes EP´s

Os aditivos lubrificantes EP’s, também chamados de aditivos lubrificantes para extrema pressão, fazem parte de uma das principais categorias de aditivos utilizados em motores e máquinas na indústria.

Estes produtos sãousados, com mais frequência, em lubrificantes de transmissões e lubrificantespara eixos diferenciais, ou seja, nos casos em que a pressão exercida sobre apelícula de óleo excede a determinados limites, podendo provocar danos aosmetais.

Osaditivos lubrificantes EP’s, portanto, evitam arranhaduras e desgastes, bem como as soldagens.

Ogrande benefício do aditivo extrema pressão é que ele começa a funcionarsomente quando há falha na película protetora. Ele exerce sua função somentenos pontos em que as pressões são tão altas que a viscosidade do óleo é incapazde impedir o contato entre as superfícies metálicas por si só.

Aditivos lubrificantes EP´s oferecem uma vasta gama de benefícios, mas também – em algumas circunstâncias – podem ser prejudiciais para as máquinas se não forem bem escolhidos ou aplicados.

Aditivos lubrificantes em caixas de engrenagens helicoidais

Estas máquinas, normalmente, são construídas com compostos de metal amarelo (normalmente bronze). Certos aditivos lubrificantes EP’s podem reagir quimicamente com estes metais mais macios, causando desgaste prematuro e até mesmo quebra.


62% de profissionais de lubrificação usam extremapressão (EP) em óleos para lubrificar engrenagens helicoidais, baseado em umapesquisa recente no machinerylubrication.com

Estas caixas de velocidades têm dimensões grandes para alcançar altas taxas de redução, bem como alto torque. A fim de aumentar qualquer um destes valores, a rosca helicoidal é feita num diâmetro maior. 

Efeitos de aditivos lubrificantes EP´s

Aditivo lubrificante em rosca sem fim

A rosca sem-fim é, geralmente, feita de aço, enquanto a rosca helicoidalé feita de um metal amarelo. No entanto, em alguns casos, tanto a roscahelicoidal quanto a rosca sem-fim são de aço, ou ambos podem ser de metaisamarelos. 

Metais amarelos são ligas que contêm cobre. Uma definição padrão seriaum tipo de bronze, tendo cerca de 60% de cobre e 40% de zinco. Bronze éoutro tipo de metal amarelo. Estes metais têm sido usados durante séculospara formar engrenagens e outros componentes de máquinas.

Faixa de Teste de Corrosão – Copper Test

Uma maneira fácil de determinar qual a forma de enxofre está sendo utilizadaem seu óleo extrema pressão (EP) é olhar para os resultados do teste decorrosão (Cooper Test -ASTM D130).

Neste ensaio, uma tira de cobre é imergida no líquido a ser testado a 40˚Ce de novo a 100˚C. A tira é removida depois de cada ensaio e verifica-se acoloração do cobre.

Os resultados variam de pouca ou nenhuma coloração (1A) ou para manchasmuito escuras (4C). Se os resultados são na área de 1B a 2A, os componentesamarelos, dos redutores podem estar em risco de ataque químico.

Efeitos de aditivos lubrificantes EP´s

Aditivos lubrificantes para extrema pressão (EP), que contêm enxofre, causam maior dano a esses tipos de metais. Dois tipos diferentes de enxofre podem ser utilizados dentro destes aditivos. O primeiro tipo é enxofre ativo. Enxofre em seu estado ativo reage prontamente com superfícies do metal para formar um sabão de metal dúctil e permite que as superfícies opostas entrem em contato.

Enxofre ativo é quimicamente agressivo, e com metais amarelos que são maismoles do que o aço, pode começar a provocar pit e formar spallsdevido a este ataque químico.

O aumento das temperaturas pode aumentar a velocidade desta reação. Istoé explicado pela regra da taxa de Arrhenius, onde a velocidade de umareação química dobra a cada aumento de 10˚C na temperatura de operação do óleo.

O segundo tipo de enxofre usado dentro de aditivos extrema pressão EP é oenxofre inativo. É menos provável que haja ligação entre assuperfícies e, portanto, menor risco de reagir quimicamente.

Enxofre ativo, em alguns aditivos EP, reagem com o cobre, latão oubronze. O enxofre, quando em contato com o cobre, juntamente com apresença de calor, forma sulfeto de cobre.

Essa reação química pode ter resultados devastadores sobre a confiabilidadedas máquinas. Em situações extremas de pressão, pode haver formação de dissulfetode cobre. Ambas as formas cristalinas de cobre são muito duras e pode causardanos abrasivos para superfícies das máquinas.

Com todos os riscos associados a ataques químicos em metais amarelos, oque fazer para as engrenagens que utilizam esses metais?

Em primeiro lugar, latão e bronze têm boa resistência e dureza. Epensando em economia, metais amarelos são uma alternativa muito rentável para oaço.

Além disso, as propriedades de latão são facilmente alteradas através daincorporação de metais diferentes para a metalurgia. Por exemplo, o chumbo podeser adicionado para melhorar suas propriedades. Para aumentar a resistência àcorrosão, podemos adicionar alumínio ou estanho à composição da liga.

As possibilidades são infinitas para os tipos de ligas que podemos fazercom latão e bronze.

Ao compreender a química simples e ler as fichas técnicas dos produtoslubrificantes usados em redutores, podemos aumentar a confiabilidade com aditivoslubrificantes extrema pressão (EP), em equipamentos que contenham metaisamarelos.

Efeitos de aditivos lubrificantes EP´s

Portanto lembrem-se, sempre, de verificar o teste da fita de corrosão de cobre (ASTM D130) para verificar se haverá incompatibilidade da metalurgia dentro dessas máquinas.

Por fim, entre em contato conosco, agende uma reunião para apresentarmos as novas tecnologias em lubrificação especiais.

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