Encontre seu lubrificante

IMPORTÂNCIA DE UMA BOA LUBRIFICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE MASSAS

Saiba mais

pizzanilubrificantes.com.br/

Um dos alimentos mais comuns que temos na nossa mesa no dia a dia, é o macarrão. Esta indústria de massa, também chamada de pastifício, tem fundamental importância na economia brasileira. O que talvez você não saiba é que, a lubrificação é crucial para o sucesso desse segmento.

O processo de fabricação de macarrão, lasanha e seus derivados exigem altas temperaturas e grandes umidades também associadas, com isso, a lubrificação principalmente de correntes e de rolamentos fica comprometida. Além disso, quem trabalha com esse tipo de aplicação não pode se descuidar nunca do processo de segurança alimentar. E quando falamos de segurança alimentar, é obrigatório a utilização de lubrificantes certificados junto ao NSF, aqueles chamados de grau alimentício.

O principal equipamento de um pastifício é chamado de secador de massas, que normalmente são divididos em secadores de massa longa e de massa curta. Nesses secadores existem muitas correntes e sua lubrificação precisa ser realizada com óleos de alta aderência e alta resistência ao processo de oxidação, isso ocorre justamente pela questão da umidade, como citado acima.

Durante o processo de secagem da massa, ela libera muita água e muita gordura no interior do equipamento, se o seu lubrificante não for extremamente resistente a essa condição adversa, a sua segurança alimentar fica comprometida, pois, o óleo pode escorrer sobre o seu alimento contaminando todo o lote de produção.

Nossa indicação para a lubrificação das correntes dos secadores é o produto ULTRACHAIN FG 220, um óleo éster, ou seja, sintético certificado NSF H1 e de alta resistência ao processo oxidativo e com alta estabilidade térmica. Não podemos esquecer também da necessidade de limpeza prévia destas correntes, ou seja, a limpeza antes da lubrificação como no vídeo abaixo, com o produto OKS 2611:

Nos secadores também existem alguns rolamentos laterais submetidos a altas temperaturas pelo processo de radiação térmica, para essas aplicações que normalmente são de difícil acesso, a seleção correta do lubrificante pode te proporcionar longos intervalos entre as relubrificações, facilitando o dia a dia da manutenção.

Nossa indicação para lubrificação desses rolamentos é o produto ULTRAPLEX CSFG 462, uma graxa de grau alimentício baseado em complexo de sulfonato de cálcio. Além disso no processo do pastifício como um todo, existem outros equipamentos que merecem a nossa atenção, como as máquinas masseiras e todo o processo de embalagem. No entanto, é importante que para cada uma dessas etapas você consulte o nosso time de especialistas para selecionarmos e indicarmos o melhor lubrificante para sua condição em específico.

DICA PIZZANI

Apesar de termos falado aqui de alguns lubrificantes para o processo de pastifício, um outro ponto que merece atenção não está atrelado ao processo de lubrificação em si, mas um processo de desmolde, trata-se daquele desmoldante que é utilizado nas varetas ou nas canas de massa longa. Normalmente os pastifícios utilizam vaselina para esse processo, no entanto, não é um produto certificado NSF, para esta aplicação indicamos o FARMOL 55, um lubrificante NSF 3H de excelente ação de desmolde que vai possibilitar a máxima segurança alimentar para a sua massa longa.

Para você que ficou interessado nas nossas opções e deseja saber um pouco mais, FALE AGORA MESMO COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS, que vamos indicar o melhor produto para sua aplicação!

Por fim, gostaria de dizer muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo. Convido você para se inscrever no nosso Canal no YouTube e desbravar o mundo da lubrificação de forma interativa e prática. Nos vemos em breve, até!