Saiba mais
Para saber se a lubrificação das máquinas na sua empresa está sendo feita da forma correta, é importante verificar se os pontos de lubrificação estão recebendo o lubrificante certo, ou seja, no volume adequado e no momento exato, confira nossas dicas para verificar a aplicação correta de lubrificantes em sua empresa.
Com um bom plano de lubrificação, é possível garantir a eficiência dos equipamentos e, portanto, a alta produtividade. Mas não somente isto, é possível também evitar gastos desnecessários com:
- Troca de máquinas– com lubrificante ruim, uma máquina que poderia durar 50 anos, pode sedegradar em 20 anos;
- Desgaste deequipamentos – um mancal previsto para durar 2 anos será trocado em 1 ano;
- Substituiçãoantecipada dos dentes de uma engrenagem;
- Consumo excessivode energia;
- Recursos naturaiscomo a água.
Agora vamos as dicas para verificar a aplicação correta de lubrificantes
Abaixo,alguns itens para você verificar no quesito lubrificação:
- Quais são os lubrificantes utilizados hoje na sua empresa? De fato eles são homologados ou, ao menos, atendem aos requisitos das suas máquinas e equipamentos?
- Fazemos mistura de lubrificantes? Isto é, estas misturas são seguras e recomendadas pelos fabricantes? Podemos evitar?
- Corremos risco de contaminação no uso destes lubrificantes? O que devo fazer para evitar uma contaminação?
- Como estocar, manusear e armazenar os lubrificantes?
- Qual a relação entre lubrificação e segurança pessoal?
- Quais são os impactos dos lubrificantes que usamos para o meio ambiente?
- Quais equipamentos devo lubrificar?
- Qual a periodicidade adequada de troca de lubrificante nas máquinas?
Ainda é muito comum encontrar profissionais encarregados de manutenção que não possuem conhecimento e experiência no que se refere a lubrificantes especiais.
Algumascuriosidades:
- Levantamento feito em uma usina siderúrgica de Chiba, no Japão, mostrou que 1/3 das paradas de máquinas eram devido a problemas de lubrificação.
- Óleos lubrificantes trabalhando a temperatura de 85°C começam a se degradar e oxidar, mas somente a partir de 40.000 horas de uso. No en, se a temperatura reduzir para 70°C, isto só ocorre a partir de 80.000 horas.
Por fim, esperamos que você tenha gostado destasdicas para verificar a aplicação correta de lubrificantes. Mas, se ainda tem dúvidas sobre lubrificantes, deixe um comentário no nosso blog ou solicite atendimento!
Aliás, não deixe de conferir também nossa página no Youtube http://bit.ly/Canal_Pizzani_Lubrificantes