12 3903-9500

As vantagens das graxas de complexo sulfonato de cálcio

Saiba mais

As vantagens das graxas de complexo sulfonato de cálcio

Por que optar por graxas de complexo sulfonato de cálcio? Entendendo o “micro”, para compreender a máxima performance

Aindauma novidade para profissionais de alguns segmentos, as graxas de complexosulfonato de cálcio ganham cada vez mais espaço nas aplicações industriais. Elasrepresentam uma tendência para os próximos anos e devem superar, em breve, asgraxas de complexo de lítio. Mas, por que complexo sulfonato de cálcio? O quefaz dessas graxas um atrativo e por que elas garantem performance tão elevadaem diversas condições operacionais?

2. Graxa é tudo igual? Aliás, do que é feita uma graxa?

Graxasdefinitivamente não são todas iguais. Elas não se diferem apenas nas cores.Apesar de alguns mitos, como o da famosa graxa azul, a coloração é o que menosimporta. As graxas são fabricadas com a combinação de três componentesessenciais: óleo base, espessante e aditivos.

Oóleo base compreende o maior componente de uma graxa, representando 80-97% empeso da formulação final (de acordo com o grau de consistência desejado). Ele éo principal agente de lubrificação, por formar uma película que diminui oatrito e previne o desgaste prematuro.

Tambémsão utilizados aditivos, tais como: Extrema Pressão (EP), inibidores deoxidação/corrosão, agentes de lubrificação ou redução de atrito (partículassolúveis ou dispersas, como grafite, PTFE e bissulfeto de molibdênio, p.e.),entre outros.

Porém,o grande diferencial de uma graxa está no espessante. Em linhas gerais, o espessantepode ser qualquer material que, em combinação com o óleo base, produz aestrutura sólida ou semifluida.

Este material pode ser comparado a uma esponja, porque ele tem a função de reter o óleo base e liberá-lo progressivamente conforme a necessidade do processo. Se bem dimensionado e bem utilizado, o espessante consegue vencer a gravidade, mantendo o óleo na posição/equipamento/componente desejado, e liberá-lo pouco a pouco.

2. Espessante complexo sulfonato de cálcio e suas características

Ocomplexo sulfonato de cálcio é um espessante utilizado há quase 50 anos e, como avanço dos estudos tribológicos e da tecnologia de produção, seu uso temcrescido exponencialmente.

Essasgraxas formuladas com complexo sulfonato de cálcio possuem propriedadesintrínsecas Extrema Pressão (EP) que se destacam quando comparadas às demaisgraxas formuladas com outros espessantes. Tais propriedades, combinadas com ofato de poderem ser utilizadas em aplicações que exigem laudo NSF H1 (graualimentício), explicam também sua ampla utilização atualmente.

As vantagens das graxas de complexo sulfonato de cálcio

Mas não é só isso. As graxas de complexo sulfonato de cálcio têm melhor performance principalmente em relação à resistência ao calor e à água, capacidade de suporte à carga, além de estabilidade ao cisalhamento.

3. Entendendo a estrutura primária das graxas de complexo sulfonato de cálcio

Achave para o entendimento dessas incríveis característica está totalmenteatrelada ao arranjo estrutural do complexo de sulfonato de cálcio. Estudosutilizando técnicas de raio-X mostram que a estrutura primária de uma graxa decomplexo sulfonato de cálcio consiste em esferas que podem medir de 15 a 500 nm(nanômetros), conforme se agrupam entre si. Nestes mesmos estudos, verificam-seque essas esferas primárias podem ser consideradas micelas inversas, ou seja,um núcleo de carbonato de cálcio (calcita) cercado por cadeias de alquilbenzenosulfonatos, conforme mostrado na Figura 1 abaixo.

As vantagens das graxas de complexo sulfonato de cálcioGraxas do complexo sulfonato de cálcio são tendência na indústria

Figura 1.Estrutura micelar inversa do complexo sulfonato de cálcio. Extraído de Bosman, R.& Lugt, P. M. (2017) The Microstructure of Calcium Sulfonate Complex LubricatingGrease and Its Change in the Presence of Water. Tribology Transactions 61:5,pag. 842-849.

Tudo isso pode parecer muito estranho ou técnico demais para o entendimento final, mas é o caminho para a compreensão da excelente performance dessas graxas.

4. Graxas de complexo sulfonato de cálcio: do micro ao macro

Aalta resistência ao calor e a estabilidade ao cisalhamento das graxas decomplexo sulfonato de cálcio estão relacionadas à estrutura central docarbonato de cálcio (sal inorgânico de maior resistência ao calor e departículas mais duras/resistentes que os sais orgânicos).

Estaspartículas de carbonato de cálcio geradoras do núcleo estrutural primáriodessas graxas foram descritas como formando uma estrutura semelhante a umabolacha ou uma escama que cria planos de cisalhamento que se prendem entre assuperfícies metálicas. Isso forma uma camada de sacrifício no metal, e não dometal, que é constantemente cortada.

Afinal,é melhor cisalhar as partículas de carbonato de cálcio do que o metal noequipamento. E é aqui que podemos entender a incrível capacidade de operação emcondições adversas. Sendo o carbonato de cálcio um sal inorgânico e, estando donúcleo de uma micela inversa, ele pode interagir e “absorver” água,sem afetar a performance do óleo base e da película lubrificante, conformemostrado na Figura 2 abaixo.

Assim,para todas as aplicações que comumente podemos ter risco de contaminação comágua, as graxas de complexo sulfonato de cálcio são excelentes alternativas.

As vantagens das graxas de complexo sulfonato de cálcioGraxas de complexo sulfonato de cálcio devem substituir, em breve, uso de graxas de lítio

Figura 2.Estrutura micelar inversa das graxas de complexo sulfonato de cálcio e suacapacidade de absorver contaminação por água. Extraído de Leckner, J.(2013), “Water + Grease = Fatal Attraction?,” 25th ELGI Annual General Meeting,Abril 20–23, pag. 1-18.

As estruturas radiais do arranjo das graxas de complexo sulfonato de cálcio, formadas por diversas cadeias de alquilbenzeno sulfonatos, são as responsáveis pela a retenção e a liberação controlada do óleo base.

5. Pizzani Lubrificantes e as graxas de complexo sulfonato de cálcio

Muitos estudos foram e ainda estão sendo feitos sobre as graxas de complexo sulfonato de cálcio. Aqui, vale ressaltar a tecnologia moderna empregada em nossas opções Ultraplex CSFG 462 (com certificação NSF H1), Ultraplex MCS 2 e Ultraplex CS 2, todas fabricadas pela nossa parceira da Pizzani Lubrificantes, Cogelsa, indústria centenária espanhola fabricante e especialista nas graxas de complexo sulfonato de cálcio, como por exemplo as opções citadas acima.

Lubrificaçãode máquinas agrícolas, peletizadoras (de ração, madeira e demais matériasorgânicas) e demais aplicações nos segmentos de papel e celulose, mineração, cimento,siderurgia, automotivo, alimentos, bebidas, farmacêutico, têxtil, entre outros.

Paratodas essas aplicações que exigem suporte à carga, resistência ao calor e àcontaminação com água e outros agentes sólidos (poeira) ou químicos, além deperformance duradoura (maximização dos períodos entre as relubrificações),temos uma opção de graxa de complexo sulfonato de cálcio específica.

Entreem contato com nosso time de especialistas da Pizzani Lubrificantes, agende umareunião e vamos entender como obter a máxima performance em suas aplicações,com as avançadas e modernas graxas de complexo sulfonato de cálcio da Cogelsa.

PizzaniLubrificantes, #wemovethefuture